Cameron Carpenter

Taylor Cameron Carpenter

Pennsylvania, 18 de abril de 1981

Aos 11 anos já era capaz de tocar o Cravo Bem Temperado de Bach! A partir de 2000 Cameron estudou na Juilliard em Nova York. Apesar de não ser religioso, foi organista da Middle Collegiate Church do East Village em Nova York. Em 2008 lançou seu primeiro CD pela Telarc e sua adaptação do Estudo Revolucionário de Chopin fez dele o primeiro organista a ser indicado ao Grammy. 

Figura polêmica, de ares mais afeitos a um pop-star que um músico erudito, roupas chamativas e cabelo armado, em 2014 foi preso e deportado no aeroporto de Birmingham, quando ia dar um recital no Symphony Hall da cidade — o que levou a Casa dos Lordes a questionar os procedimentos da polícia da Fronteira e abrir uma sindicância. 

Suas interpretações também não são nada ortodoxas, tomando liberdades expressivas em peças-ícone do repertório como em Bach. Ele mesmo se intitula um "virtuoso composer-performer". Desde 2010 vive em Berlim e é o principal organista da Filarmônica de Berlim. É, pelo talento, ousadia e coragem, o mais interessante organista de nossos dias.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)