Paavo Järvi

Paavo Järvi

Talin, Estônia, 30 de dezembro de 1962

Paavo é filho do renomado regente Neeme Järvi, e tem dois irmãos musicistas: Kristjan é pianista e também regente; e Maarika é flautista. Iniciou seus estudos na Academia de Música de Talina e quando tinha 17 anos, seu pai mudou-se com a família para os Estados Unidos, inscrevendo-o no Curtis Institute (na Filadélfia). Mais tarde foi aluno de Leonard Bernstein em Los Angeles. 

Seu primeiro posto como regente principal foi na Sinfônica da cidade de Malmo (Suécia) de 1994 a 1997. Logo acumulou o cargo como regente-principal na Filarmônica Real de Estocolmo, onde esteve de 1995 a 1998. De 2001 a 2011 foi o diretor da Orquestra de Cincinnati. Desde 2004 é também o diretor do Festival da Estônia. Nesse meio tempo foi diretor da Orquestra da Rádio de Frankfurt de 2006 a 2014, e da Orquestra de Paris de 2010 a 2016.

Mas seu grande feito começou a aparecer quando ele assumiu, em 2004, a Orquestra Filarmônica de Câmara de Bremen, a qual ainda dirige: lá ele conseguiu desenvolver uma sonoridade firme e pulsante, gravando um ciclo Beethoven que revolucionou a maneira de escutar o grande compositor, aliando o poder sonoro da orquestra moderna, às descobertas de articulação e ritmo da escola de instrumentos antigos. O resultado é impressionante.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)