(1891) DVOŘÁK Abertura "Carnaval"

Karneval, koncertní ouvertura

Compositor: Antonín Dvořák
Número de catálogo: Opus 92 / B 169
Data da composição: de 28 de julho a 12 de setembro de 1891
Estréia: 28 de abril de 1892 — Praga, regência do autor

Duração: de 9 a 10 minutos

Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos, pratos, tamborim, triângulo, harpa e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Em 1891 Dvořák estava com 50 anos e prestes a viver sua aventura na América, onde escreveu, dentre outras obras, a famosa Sinfonia do Novo Mundo e o Concerto para violoncelo. Era um momento de efervescência pessoa e quase um renascimento artístico, com todas as possibilidades que a mudança de continente lhe traria.

A obra é parte de um tríptico (que raramente aparece junto nas salas de concertos) apelidado pelo autor de "Natureza, Vida e Amor", sendo "Carnaval" a parte correspondente à Vida, a segunda das 3 peças, todas Aberturas de concerto. "Carnaval" tem a seguinte estrutura de andamentos:

Allegro — Poco tranquillo — Andantino con moto — Tempo I — Poco più mosso
Rápido — Com um pouco de tranquilidade — Sem arrastar, mas com movimento — Tempo inicial (rápido) — Com um pouco mais de movimento

A peça abre feérica e agitada, mas precisamos ter em mente que ela estaria dando sequência à uma obra de caráter mais introspectivo, a Abertura "No Reino da Natureza", obra de ares pastorais e bastante representativa das paisagens da Bohemia. Após esse momento de comunhão com a natureza é que explode a entrega ao turbilhão da vida, o nosso "Carnaval" em questão.

Após a imensa energia da parte inicial, temos uma passagem central contrastante — o Andantino — de meditação poética, no qual Dvořák promove uma encantadora conversa entre o violino-principal e os sopros. A inquietação — com a qual a obra se iniciou — retorna e conclui esse "Carnaval" com brilho e força.

No tríptico original seguiria-se a Abertura "Otello", representando a parte do amor, e curioso que o autor escolhera um personagem shakesperiano cujo ciúmes destruiu o amor; mas isso seria objeto para outra análise. Fiquemos, aqui, com a excitação febril de "Carnaval" como peça isolada.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)