(1893) YSAŸE Poema Elegíaco

Poème élégiaque

Compositor: Eugène Ysaÿe
Número de catálogo: Opus 12
Data da composição: 1892/1893

Duração: cerca de 14 minutos
Efetivo: violino e piano; há uma versão do próprio autor para violino e orquestra, de 1903

O belga Eugène Ysaÿe foi um grande violinista, e era chamado por Nathan Milstein como o "rei do violino". Seu catálogo compreende 2 óperas, 6 peças sinfônicas e um bom n/umero de peças de câmara, a maioria dela para ou co violino.

Este Poema é um ponto de virada na criação do autor e foi inspirado na leitura de "Romeu e Julieta" de Shakespeare, dedicado ao amigo Gabriel Fauré. Esta obra irá ter influência no célebre Poème, que Chausson vai escrever para violino e orquestra em 1896.

Très modéré — Meno vivo e largamente — Grave et lent: Scene funèbre — Sans presser — Tempo I
(Bem moderado — Menos vivo e lentamente — Grave e lento: Cena fúnebre — Sem pressa — Volta ao tempo inicial) 

Não podemos fazer alusão às cenas da peça shakesperiana colocando-as em paralelo aos 5 andamentos descritos acima. Mas podemos identificar no caudaloso tema de abertura, no movimento lento que o segue, na cena fúnebre, certa paridade com a trágica e universal história de amor. Ysaÿe consegue condensar emoções com grande beleza e a voz do violino é explorada como se cantasse, num discurso de grande poder evocativo.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)