(1824) SCHUBERT Introdução e variações “Flores secas”

Introduktion und Variationen über "Trockne Blumen" aus "Die schöne Müllerin"

Compositor: Franz Schubert
Número de catálogo: D 802
Data da composição: fevereiro de 1824

Duração: cerca de 20 minutos
Efetivo: flauta e piano

Existe pouquíssima literatura para flauta no período Romântico, sobretudo dos grandes compositores; isso faz dessa obra uma espécie de raridade. Schubert a escreveu a pedido do flautista e amigo Ferdinand Pogner, depois da apresentação de estreia de seu ciclo de canções "A bela Moleira".

Schubert criou inúmeras obras-primas no campo da música instrumental, mas são suas 6 centenas de canções seu maior legado. Dentre elas, o famoso ciclo "A bela Moleira" (Die schöne Müllerin), 20 canções escritas em 1823 baseadas em Poemas de Wilhelm Müller (1794-1827) que contam a saga de um músico-viajante que se apaixona pela linda filha do dono de um Moinho; mas ela entrega seu coração a um caçador e, desiludido, o músico se afoga no rio que passa pelo moinho — as "Flores secas" (18ª canção do ciclo) são seu delírio de que as flores de seu túmulo estarão sempre frescas para embelezar a garota.

Apesar do tema bastante melancólico e triste, as Variações resultaram tocantes, exigem muito tecnicamente tanto do flautista como do pianista, e as Variações caminham para uma marcha triunfal na conclusão.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)